Páginas

1349

Biografia

Estávamos no ano de 1994, e uma banda surge com o nome de Hofdingi Myrkra na qual faziam parte dois membros que iriam formar futuramente os 1349; esses membros eram Ravn, que assumia a bateria e vocais; e Seidemann que tocava Baixo e Guitarra. Ravn tocava também na banda Alvheim com Balfori e Tjalve. Em 1997 dando-se o fim de “Alvheim” forma-se a banda 1349 com Ravn nos vocais e bateria; Balfori e Tjalve na guitarra e Seidemann no Baixo.
Já no ano de 1998 a banda tinha gravado algumas músicas, mas nunca tinha lançado nenhum demo, e por convergências musicais Balfori decide sair dos 1349, deixando um lugar vazio na banda. Verão do ano de 1999, e a banda finalmente após gravações em estúdio lança o seu primeiro promo “Chaos Preferred” com Tjalve a assumir as duas guitarras, este álbum tem uma sonoridade bem rápida e obscura lembrando o old school, mas não recebe a fama nem impacto que merece visto que não têm nenhuma gravadora a apoiar.
Os 1349 necessitavam de um guitarrista e ainda no mesmo ano procuram até que encontram Archaon em Setembro do mesmo ano, que trás grande técnica e velocidade à banda, devido às suas grandes aptidões. A banda começa também a escrever novas músicas, e convida Frost para tocar a bateria que fica impressionado com os esboços do futuro projecto e aceita no ano de 2001 a proposta; deste modo Ravn fica mais liberto dedicando-se assim somente aos vocais e a parte da bateria adquire também um ritmo muito mais rápido e destruidor. Com todas estas evoluções na banda os 1349 ficam com uma sonoridade mais matura, extrema, pesada e rápida.
A “Holycaust Records” oferece um contrato à banda e os 1349 vêm o seu primeiro demo “Chaos Preferred” lançado e ficam deste modo com possibilidades de gravar o seu projecto, que é lançado sobre o formato de EP com o nome “1349”. Apesar do facto de que o álbum não atingiu grandes níveis de reconhecimento a banda ainda assim toca como banda de suporte em concertos dos “Gorgoroth” e mais tarde “Cadaver Inc.”; tocando também no festival “Hole in the Sky” em Bergen.
No final do ano de 2002 a banda começa a gravar o seu ambicioso projecto e já em 2003 é lançado o grande “Liberation” com a gravadora “Candlelight Records”. Este é ainda o primeiro álbum completo da banda e já apresenta grande impacto em todo o público, o álbum apresenta uma sonoridade muito rápida e old school, um som bem inteligente que provocou grandes ecos no underground black metal, foi uma “liberação” bem estrondosa. No momento os 1349 é uma das únicas bandas a seguir o caminho “correcto” e bem conseguido do mundo underground black metal.  
  

escrito por: Abyss

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...