Páginas

Evanescence - Heart-Shaped Box (Nirvana cover)

Grande hype que rodeia esta banda. Merecido ou não, a realidade é que de repente instalou-se uma loucura com esta banda impressionante. Na minha modesta opinião, este sucesso é um pouco exagerado, mas numa banda que na minha opinião possui 2 ou 3 músicas bastante boas e uma delas uma balada como já não ouvia a muito tempo ("My Immortal"), sou levado a compreender visto que muitas outras bandas conseguem loucuras semelhantes ou superiores com muito menos.

Irei falar duma música em particular, não se encontra em nenhum CD deles, e nem sei se é uma música com o grau de conhecimento que decerto merece. Falo da versão dos Nirvana, "Heart-Shaped Box".
Nirvana nunca foi alvo de muitas versões, muito por culpa da viuva do líder que resiste um pouco à divulgação em massa da obra dessa banda fulcral na música dos anos 90. Não fosse ela precisar das MTV e afins deste mundo para divulgarem a sua banda Hole e provavelmente nem teriamos nunca o prazer de rever e reouvir Nirvana nos meio de comunicação.

Com a excepção duma Tori Amos inspirada, numa versão arrepiante ao piano do hino maior de Nirvana, as outras (poucas) versões de que esta banda foi alvo, deixam muito a desejar. talvez porque há Artistas impossiveis de igualar, talves porque fazer algo diferente e original, de músicas que já fazem parte da própria historia pessoal de tantos milhões de amantes de Música seja muito complicado...

Mas...
Esta banda do momento, consegue pegar numa música que transpira raiva e violência, colocar o seu riff magnético numa guitarra acustica e safar-se muitissimo bem. Substituindo a raiva pela melancolia, e a violência pela contemplação, conseguem levar-nos hipnotizados à mente conturbada de Kurt Cobain, e tal como muitos da nossa geração, fazem da Alma deste monstro sagrado a sua propria alma. No fim a menina ainda consegue meter o homem as reviravoltas na sua tumba (figura de estilo, visto que o seu corpo foi cremado) quando se lembra de nos atingir com os seus gritos de voz pseudo-soprano, mas ao fim de uns meros 5 ou 6 segundos a música acalma. repousando enfim, e apesar deste pequeno trecho pseudo- intenso, a versão em nada fica abalada e na minha modesta opinião estes senhores podem muito bem ser colocados na sombra dessa grande senhora que é Tori Amos (não digo ao lado porque ainda têm que comer muito pão para isso, e ao lado do original nem por sombras). Enfim... Nem todas as bandas do momento são más e mesmo que esta se enterre mais cedo ou mais tarde como é normal, pelo menos qualidade possuem, e se o resto não o demonstra lá muito bem, esta versão tira todas e quaisquer dúvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...