Páginas

Anathema - Untouchable, Part 1



Confesso que é a minha banda favorita há já alguns anos. A banda que me excita antecipadamente com nova música porque é quase certo que só pode sair genialidade. Mas confesso também que quando saiu o Hindsight, uma espécie de best of com releituras acústicas das músicas com cordas, apanhei uma grande desilusão, estava muito àquem do que já os tinha feito ao vivo, o estúdio matou a emoção. E confesso também que o último disco, demasiado adiado, demasiado aguardado, para mim é provavelmente o pior disco da sua carreira. 

Mas dentro de pouco mais de um mês há novo disco, e já ouvi as duas músicas que já foram lançadas. E se o primeiro lançamento ficou novamente a saber a muito pouco, quando comecei a ouvir esta Untouchable, Part 1, os primeiros minutos quase quase me fizeram ter a certeza que os Anathema, tal como todas as bandas da história da música, já tinham passado o seu auge, e já estavam na parte descendente da sua carreira. Não era muito grave, acontece a todos, até aos génios como os Anathema, só génios que morrem aos 27 anos ficam com o talento cristalizado, quem segue essa coisa chamada vida, tem tendência para continuar a evoluir, e quando o que está para trás é irrealmente brilhante, tudo o que sai de novo tem tendência para soar pálido, e muitas vezes isso nem tem a ver com a música em si, tem a ver com a ligação emocional que nós, enquanto ouvintes, temos com a música que foi lançada. 

Mas... a partir dos 3 minutos, mesmo sem nenhuma ligação emocional, nenhuma história, esta música cresce e cresce e cresce. Não, nunca fui consolado por esta canção, não tenho nenhuma ligação emocional com esta música, estou a ouvi-la pela primeira vez neste preciso momento (pela segunda enquanto escrevo), e duas coisas me assaltam a mente. Primeira, os Anathema ainda são a melhor banda do mundo, e o novo disco ainda tem a promessa de ser brilhante e genial e de nos acompanhar por muitos e bons anos, ainda teremos história e ligação emocional com estas músicas, ainda são uma banda que promete que um novo disco seja um marco nas nossas vidas que nos acompanhará por muitos anos, com músicas que nos farão sentir e emocionar. Segunda, como é isto possível? Como é possível que uma banda com mais de vinte anos, que já mudou radicalmente o seu som, que já tem a história que tem, ainda tenha o condão de nos emocionar, surpreender, desiludir e novamente fascinar? Como é possível que vidas passadas (sim, porque já foi noutra vida que os conheci), ainda seja uma banda fresca, em constante evolução e principalmente, que nos consegue fazer segui-los, como se fossem um amigo que está sempre ao nosso lado, ou um amor eterno com a capacidade única, sim única, de mudar, evoluir, e levar todos os seus fãs atrás, enlevando-os no seu abraço de pura genialidade musical? 

Não há nenhuma banda na história da música mundial com este condão. Ninguém mudou tão radicalmente, evoluiu tão constantemente, e manteve a sua base de fãs pregada e fascinada no que continuam a fazer, mesmo 20 anos depois.

Certa vez, há uns anos, li algo sobre os Anathema, que a pior coisa que se pode dizer deles é que são a segunda melhor banda de sempre de Liverpool. Sim, isto é a pior coisa que se pode dizer deles. Mas um amigo meu, cinquentão, professor de música, disse-me certa vez assim "Pois para mim são a melhor." Sejamos honestos, há bandas com a carga mítica e intocável de serem "das melhores bandas de sempre" The Beatles, Led Zeppelin, Queen, The Doors, Nirvana, Pink Floyd... São sempre as mesmas, e todas elas têm os números de vendas por trás que lhes dão um estatuto inabalável. Os Anathema não poderão nunca atingir esse estatuto, a não ser que de repente o mundo fique justo e vendam 20 ou 30 milhões de discos de repente, mas dessas bandas míticas, quantas têm a carreira tão certa, brilhante e fenomenal dos Anathema? Quantas revolucionaram a sua Arte duma forma tão constante e brilhante? Durante tanto tempo? Pink Floyd, mais nenhuma. Meus amigos, estarão os Anathema a caminho de se tornarem das melhores bandas de sempre? Pois é mais que óbvio que já são, façam favor de ser justos e comecem a mete-los naquela lista exclusiva, comprem a porra do disco, estes gajos merecem milhões e milhões de discos vendidos. Melhor banda do mundo? Actualmente sim, mas isso já começa a parecer pouco...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...